Petrópolis: sexto dia de buscas tem alerta para novas chuvas

Sobe para 157 o número de mortes causadas pela tempestade que atingiu o município na terça-feira (15)

BandNews FM

Neste domingo, a cidade também recebe um mutirão de limpeza.
Fernando Frazão / Agência Brasil

A Defesa Civil e Corpo de Bombeiros continuam atuando em 50 locais no município de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, atingido por um temporal na terça-feira (15), que deixou até agora 157 mortos e 154 desaparecidos. As equipes entraram, neste domingo (20), no sexto dia de buscas.

Segundo a Polícia Civil, até o momento, o Instituo Médico Legal da cidade recebeu 147 vítimas e 5 despojos, que são fragmentos de corpos. Entre essas vítimas, 91 são mulheres e 56 são homens, 28 são crianças ou adolescentes. Ainda de acordo com a Polícia Civil, 124 mortos já foram identificados. No Cemitério Municipal de Petrópolis, 90 pessoas foram sepultadas.

A Polícia Civil também monitora o número de desaparecidos. Segundo a Delegacia de Descoberta de Paradeiros, 154 pessoas são procuradas por familiares e amigos.

Em entrevista à BandNews FM Prefeito de Petrópolis, Rubens Bomtempo, disse que a área total afetada pelo temporal chega a 100 km2, o que corresponde a todo o Centro Histórico da cidade, periferia dessa região e Morro da Oficina, que concentra o maior número de mortes.

Após o temporal, o risco de novos deslizamentos ainda existe. Uma das regiões que mais preocupa é o bairro do Caxambu, onde, de acordo com Rubens Bomtempo, há uma pedra de 30 toneladas, que ameaça rolar. Ele afirma que pedirá apoio ao Exército Brasileiro para fragmentar a rocha e retirá-la.

Ainda segundo o Prefeito de Petrópolis, pelo menos quatro sirenes no sistema de alerta da cidade ficaram danificadas depois da chuva. A concessionária Enel, responsável pelo fornecimento de energia e o município estão atuando para restabelecer esses equipamentos.

A Prefeitura já retirou 313 carros dos rios e das ruas de Petrópolis até a manhã deste domingo (20). Foram usados 35 reboques e quatro guinchos. Esse maquinário foi contratado pelo município em função do estado de calamidade pública .

Neste domingo, a cidade também recebe um mutirão de limpeza. Para esse trabalho, o município conta com o auxílio de funcionários da Prefeitura do Rio e de Niterói. O efetivo total empregado é de dois mil homens.

Um dos objetivos é garantir a circulação na cidade. No entanto, Prefeitura faz um apelo para que os moradores evitem sair de casa para manter as vias livres para que o trabalho seja eficiente.

Os motoristas que chegam de outras cidades trazendo doações para Petrópolis estão sendo direcionados para Itaipava. Lá, funciona a central de arrecadação aberta pela Prefeitura para doações de fora do município e também para as de grande porte feitas por pessoas ou empresas de Petrópolis. A central fica na Tec Auto, rodovia BR-040, km 62, s/n (pista sentido Juiz de Fora).

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.