Petrópolis concentra o maior número de mortes por deslizamentos no Brasil

Só no Rio de Janeiro, foram 1881 óbitos em 2022

BandNewsFM

Petrópolis causa o principal impacto nos dados da pesquisa
Foto: Reprodução/BandNewsFM

Desde 1988, 3.761 pessoas morreram por deslizamentos no Brasil. O número é grande, mas ainda não conta com as vítimas da tragédia que atingiu Petrópolis no último dia 15. O levantamento é do Instituto de Pesquisas Tecnológicas.

Os maiores números de óbitos foram registrados em 1988 e em 2011, anos com temporais que atingiram a Região Serrana do Rio e causaram centenas de mortes.

Petrópolis causa o principal impacto nos dados. Entre janeiro de 1988 e o mesmo mês de 2021, foram 396 óbitos por deslizamentos na cidade da Região Serrana. As vítimas da tragédia na semana passada já somam quase metade do registrado em mais de 30 anos. Até agora, são 183 óbitos. Nova Friburgo e Teresópolis, na mesma região, aparecem na sequência como cidades com mais mortes por deslizamentos no país.  

O professor do Departamento de Geografia da UFRJ Antônio José Teixeira Guerra explica que a situação acontece pela ocupação irregular de encostas, consequência da desigualdade social.

Segundo o geólogo Eduardo Macedo, autor do banco de dados do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, os estados do Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo têm maior tendência a serem atingidos por um sistema de chuvas mais fortes, causado por mudanças climáticas.

Só no Rio, foram 1881 óbitos até este ano. Quase metade foi registrada em 2011: 912. Naquele ano, apenas 57 mortes por deslizamentos não aconteceram no estado.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.