A Petrobras aprovou, nesta quarta-feira (4), o encerramento antecipado do mandato do atual presidente da estatal, Caio Paes de Andrade. Ele também renunciou ao cargo de membro do Conselho de Administração da empresa.
Caio Paes de Andrade estava na empresa desde junho de 2022 e foi o 4° presidente da Petrobras no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
A medida acontece após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar o senador Jean Paul Prates (PT-RN) para assumir a presidência da Petrobras.
O nome do economista vai passar por uma análise na Casa Civil antes de ser oficializado. Após esse trâmite, o indicado também será submetido ao processo de governança interna da estatal, processo que deve durar cerca de 60 dias.
O Conselho de Administração nomeou João Henrique Rittershaussen como presidente interino. Ele é diretor Executivo de Desenvolvimento da Produção e fica no cargo até a eleição e posse de um novo presidente.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, convidou Carlos Paes de Andrade para assumir o cargo de secretário estadual de Gestão e Governo Digital.