51% dos brasileiros querem Bolsonaro inelegível, segundo Datafolha

O ex-chefe do Executivo brasileiro é investigado em 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) após questionar as urnas eletrônicas

BandNews FM

51% dos brasileiros querem Bolsonaro inelegível, segundo Datafolha
Pesquisa do Datafolha aponta que 51% dos brasileiros quer Bolsonaro inelegível
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (4) aponta que mais da metade dos brasileiros quer que o ex-presidente Jair Bolsonaro seja condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e se torne inelegível após declarações contra as urnas eletrônicas.

Quando questionados sobre os processos contra o ex-mandatário na Justiça Eleitoral, 51% dos entrevistados ouvidos pela pesquisa afirmaram que são a favor da condenação de Bolsonaro e defendem a inelegibilidade do político. 45% se posicionaram a favor da absolvição e 4% disseram não saber.

Na última semana, após retornar ao Brasil depois de permanecer três meses nos Estados Unidos, Jair Bolsonaro afirmou que não existiam motivos para torná-lo inelegível.

Há 16 ações de investigação contra o ex-chefe do Executivo no TSE, principalmente por ações e declarações contrárias às urnas eletrônicas e ao processo eleitoral brasileiro.

Entre elas estão os ataques sem provas feitos pelo político em uma reunião com embaixadores realizada em julho do ano passado

O Datafolha ouviu 2.028 pessoas, com 16 anos ou mais, entre 29 e 30 de março em 126 municípios do país. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.