Permanência de Boris Johnson no cargo será votada nesta segunda (6)

Voto de desconfiança será teste de governabilidade do primeiro-ministro, que perdeu apoio com a divulgação de festas privadas no período da pandemia

Rádio BandNews FM

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, enfrenta nesta segunda-feira (06) a votação de um voto de desconfiança no Parlamento. Caso 180 deputados votem contra Johnson, ele terá de deixar o cargo. O chamado para a votação atende pedido de 54 legisladores conservadores, do partido do primeiro-ministro, que estão descontentes com os rumos do governo.

Os conservadores ocupam 358 cadeiras no Parlamento e, por isso, indicam o nome do primeiro-ministro. Como os parlamentares do partido desconfiam que Boris Johnson perdeu força no governo, o voto de desconfiança pode levar a mudança no cargo. Para a troca do primeiro-ministro, são necessários 180 votos.

A previsão é que a votação ocorra entre 18h e 20h, no horário local, – entre 14h e 16h, no horário de Brasília.

Boris Johnson tem sido questionado por meses após a divulgação de informações e fotos sobre a participação dele em festas privadas no período da pandemia. O escândalo ganhou o nome de “Partygate” e tem desgastado a imagem do primeiro-ministro. A alta da inflação também tem arranhado a imagem de Johnson.

Na última sexta-feira (3), Johnson foi vaiado por parte do público quando chegou à Catedral de Saint Paul, em Londres, para o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II.

Caso os parlamentares não queiram mais o líder, eles devem enviar uma carta confidencial de desconfiança ao presidente do Comitê de 1988, Graham Brady. Todo o processo é secreto e as cartas são mantidas em segredo junto com o número de quantas foram entregues.

Se Boris Johnson vencer, um próximo voto de desconfiança só pode ser convocado daqui um ano.