Pelos menos 17 capitais do país devem ter manifestações neste domingo (12) contra o presidente Jair Bolsonaro. Os protestos são organizados pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e pelo Vem pra Rua.
Com a participação de partidos de direita, centro e até de esquerda, mas sem a adesão do PT, o objetivo é criar uma frente ampla e unir forças para pedir o impeachment do presidente.
As manifestações também são uma resposta aos atos de 7 de setembro, que ocorreram em todas as capitais e contaram com a participação de Jair Bolsonaro. Na ocasião, o presidente atacou ministros do Supremo Tribunal Federal, principalmente Alexandre de Moraes, e chegou a dizer que convocaria o Conselho da República.
Apesar do recuo com a divulgação de uma carta à nação, redigida pelo ex-presidente Michel Temer, os organizadores dos protestos de hoje dizem que a mudança de postura não vai esfriar as manifestações.
Os atos deste domingo vão ocorrer em capitais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus.