A Polícia de São Paulo procura pela esteticista Nathália Becker. A influenciadora foi responsável por um procedimento conhecido como “peeling de fenol” aplicado em um jovem de 27 anos, que passou mal durante o tratamento estético e morreu.
O estúdio localizado no bairro Campo Belo, na Zona Sul da capital, foi interditado na última terça-feira (4) por exercer procedimentos em desacordo com a legislação vigente. Inicialmente, o caso foi registrado como morte suspeita, mas, agora, é tratado como homicídio, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP).
Henrique Chagas passou mal momentos depois de realizar o procedimento na segunda-feira (3). Ele será enterrado em Pirassununga, cidade onde morava no interior.
AVALIAÇÕES NEGATIVAS
O Studio Nathália Becker, clínica de estética da influenciadora, recebeu avaliações negativas sobre o peeling de fenol na busca do Google.
Um dos comentários, feito há sete meses, questiona a clínica sobre a segurança do procedimento: “Entrei em contato para ter informações sobre o peeling de fenol, divulgado nas redes sociais [do Studio]. Pelo o que eu sei só pode ser aplicado por médicos, me informaram que a responsável é esteticista, então não achei seguro”.
Outra avaliação se referia à responsabilidade do tratamento ser atrelada à esteticista: “Esteticista não pode aplicar fenol em nenhuma concentração, é muito perigoso”.
PEELING DE FENOL
O peeling de fenol é um tratamento profundo realizado por médicos dermatologistas e cirurgiões plásticos, indicado para tratamento de rugas profundas. Para a realização, é necessário a anamnese - história do paciente, exames laboratoriais e físicos,
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) repudia a realização de procedimentos cosmiátricos - tratamentos baseados em amplos estudos científicos praticados por não médicos ou médicos não habilitados.
O procedimento não é adequado para toda a face e um monitoramento cardíaco deve ser realizado, visto que a substância pode provocar efeitos nocivos ao coração, além da possibilidade de prejudicar o sistema circulatório, rins e fígado.
*Sob supervisão de Carine Roma