O pastor Itamar Paim, do PL, vai assumir a vaga do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR). Deltan teve seu mandato cassado na terça-feira (16) pelo Tribunal Superior Eleitoral.
O substituto, inicialmente, seria Luiz Carlos Hauly, segundo mais votado do PL nas eleições, com 11.925 votos. Porém, como o ele não obteve 10% dos votos do quociente eleitoral do pleito de 2022, não pôde assumir a vaga. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná realizou nesta quarta-feira (17) uma retotalização dos votos. Assim, o posto será de Itamar Paim, que recebeu 47.052 votos, e preenche os requisitos legais considerando a representação do partido dele no parlamento.
Ex-procurador da Lava Jato, Deltan Dallagnol foi cassado após entendimento do TSE que o deputado cassado fraudou a legislação antes das eleições para não se tornar inelegível. Deltan, então procurador, respondia por 15 processos administrativos quando pediu a exoneração. O Tribunal considerou que Dallagnol realizou uma “manobra” para não ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
Em pronunciamento nesta quarta, ele afirmou que o TSE “fraudou a lei e a Constituição” para cassar a sua candidatura. Segundo ele, a Justiça Eleitoral transformou a presunção de inocência em presunção de culpa e aplicou uma punição por um crime futuro ou que não existe. Ele ainda afirmou que deve recorrer no Supremo Tribunal Federal.