Um passageiro foi detido pela polícia da Coreia do Sul após abrir uma das portas de emergência de um avião da Asiana Airlines com a aeronave em pleno voo. O incidente nesta sexta (26) foi registrado no momento do pouso.
Vídeos nas redes sociais registram o momento após o incidente, quando a aeronave sofre uma despressurização. Alguns passageiros foram hospitalizados por dificuldades respiratórias.
O voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Daegu, a 240 km de Seul, tinha quase 200 pessoas a bordo.
Ainda não há informações sobre o que motivou o homem, de cerca de 30 anos, abrir a porta de emergência com a aeronave ainda em voo. O incidente foi registrado quando a tripulação se preparava para o pouso, por isso, não houve tempo de impedir a ação.
Segundo um representante da Asiana, um passageiro sentado próximo a área da saída de emergência nas proximidades da asa do avião do Airbus 321 “abriu a porta manualmente ao tocar a alavanca".
Informações da agência de notícias Yonhap, contaram 12 feridos, sendo que nove pessoas foram hospitalizadas.
O passageiro pode ser processado por crime contra violação da lei aeronáutica. Em caso de condenação, o tempo de prisão pode chegar a 10 anos.
A abertura de portas de emergência em pleno voo é considerada rara, já que a estrutura não abre quando em altitude. Mas como a aeronave estava em baixa altitude e com o avião em menor velocidade, foi possível acionar a alavanca.