Partido de candidato assassinado no Equador anuncia novo nome para disputa

Fernando Villavicencio foi morto a tiros na saída de um comício; partido havia anunciado anteriormente a candidata à vice como cabeça de chapa

BandNews FM

Partido de candidato assassinado no Equador anuncia novo nome para disputa
Partido de candidato assassinado no Equador anuncia novo nome para disputa
Henry Romero/REUTERS

O jornalista Christian Zurita foi anunciado neste domingo (13) como o candidato do Partido Construye na eleição presidencial do Equador marcada para o próximo dia 20 de agosto. Ele substitui Fernando Villavicencio, morto na quarta-feira (9) quando deixava um comício em Quito, capital equatoriana.

Anteriormente, a legenda tinha sinalizado que a candidata à vice-presidente na chapa, a ambientalista Andrea González Nader, seria a substituta. O nome dela, no entanto, não conseguiria aprovação legal, pois já estava registrada na disputada como vice-presidente.

A alteração na chapa ainda precisa passar por avaliação do Conselho Nacional Eleitoral.

Em entrevista neste domingo, Zurita disse querer continuar o legado de Villavicencio. O político usava colete à prova de balas, assim como a candidata à vice-presidente do partido também adotou desde o atentado.

O Partido Construye oscila entre a segunda e quinta colocação nas pesquisas de intenção de votos, embora especialistas afirmem que os levantamentos não sao confiáveis no país.

Seis pessoas já foram presas por suspeita de participação no assassinato de Villavicencio e o Equador está em estado de exceção desde o episódio de violência. O exército foi convocado para auxiliar na segurança e o pleito está mantido.