Parlamento de Israel aprova lei para fechar a rede de TV Al Jazeera no país

Emissora promove cobertura crítica sobre a operação militar de Israel na Faixa de Gaza

Rádio BandNews FM

Benjamin Netanyahu
Reprodução/Reuters

O Parlamento de Israel (Knesset) aprovou nesta segunda-feira (01), o projeto de lei que dá para as principais autoridades o poder de fechar a rede de televisão Al Jazeera no país. Segundo o jornal Haaretz, a inciativa foi aprovada por 71 votos a favor e 10 contrários. A decisão foi tomada após pressão do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

A lei permite que a transmissão de conteúdo de canais estrangeiros seja proibida no país, além de fechar os escritórios da rede em Israel.  O projeto tem como objetivo impedir que qualquer mídia estrangeira “prejudique a segurança do Estado”.

A Al Jazeera é uma rede televisiva com sede no Catar, financiada pelo governo de Doha. A emissora promove uma cobertura crítica sobre a operação militar de Israel na Faixa de Gaza. Israel já acusou a emissora de fazer agitação contra o país entre telespectadores árabes. Já a Al Jazeera acusou Israel de atacar escritórios e funcionários da empresa.

O primeiro ministro Benjamin Netanyahu afirmou através do porta-voz de seu partido, Likud, que “tomará medidas imediatas para fechar Al Jazeera, de acordo com o procedimento estabelecido na lei”.

Até a tarde desta segunda (01), a rede de TV do Catar não se pronunciou sobre o caso.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.