O candidato do PT à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, aparece com 41,7% dos votos no mais recente levantamento do Instituto Paraná Pesquisas. Divulgado nesta quarta-feira (24), Jair Bolsonaro, do PL, tem 37% das preferências. A diferença entre os dois primeiros colocados é de 4,7 pontos porcentuais e supera por décimos a margem de erro, que é de 2,2 pontos porcentuais.
No cenário estimulado, quando os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Ciro Gomes, do PDT, tem 7,3%, e Simone Tebet, do MDB, 2,7%.
Pablo Marçal, do Pros, aparece com 0,4% das preferências, Vera Lúcia, do PSTU, 0,2%.
Constituinte Eymael, do DC, Felipe D’Avila, do Novo, Leonardo Péricles, do UP, Roberto Jefferson, do PTB, Sofia Manzano, do PCB, e Soraya Tronicke, do União Brasil, aparecem com 0,1% cada.
Brancos, nulos e ninguém somam 6% e não sabe ou não respondeu são 4,1%.
A pesquisa ouviu 2020 eleitores, maiores de 16 anos, entre os dias 19 e 23 de agosto. As entrevistas foram realizadas presencialmente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. O nível de confiança do levantamento é de 95%, isso quer dizer que considerando a margem de erro, a chance de a pesquisa retratar a realidade atual é de 95%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados, Lula, do PT, tem 30%, e Jair Bolsonaro, do PL, 26,5%. Na sequência, Ciro Gomes tem 2,7%, Simone Tebet, do MDB, 1%, e Pablo Marçal, 0,2%.
Constituinte Eymael, do DC, Felipe D’Ávila, do Novo, Sofia Manzano, do PCB, e Soraya Tronicke, do União Brasil, aparecem com 0,1% cada.
Outros nomes somam 0,1%.
Brancos, nulos e não sei são 5,9%, já quem não sabe ou não respondeu somam 33,3%.
SEGUNDO TURNO
Em um eventual segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o petista venceria por 47,8% contra 40,4%.
Brancos e nulos são 7,4%, não sabe ou não respondeu somam 4,4%.
O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-03138/2022.