
O Papa Francisco recebe alta médica neste domingo (23) do hospital Gemelli, em Roma, diante da melhora progressiva do quadro de saúde dele. O anúncio foi feito pela equipe que o atendeu durante a internação. Francisco tratou uma bronquite, que se agravou para uma pneumonia e ficou 38 dias internado.
O líder da Igreja Católica fará a primeira aparição pública desde a hospitalização e seguirá para a Casa Santa Marta, no Vaticano. A recomendação médica é que Francisco permaneça em repouso, sem viajar, pelos próximos dois meses.
O porta-voz dos médicos indicou que o Papa teve quadro de saúde estável ao longo das últimas duas semanas, o que permitiu a alta do pontífice.
O responsável pelo acompanhamento de Francisco disse que, em dois episódios durante a internação, o líder da Igreja Católica teve risco real de morrer. Agora, no entanto, o quadro de saúde dele é bem melhor.
Os médicos afirmaram que pontífice segue com a voz afetada por causa do prolongado período de tratamento com oxigênio de alto fluxo para enfrentar as dificuldades respiratórias.
A equipe que o atendeu disse que espera que, aos poucos, o pontífice vai recuperar a capacidade de falar. No entanto, não foi estabelecido um prazo para que isso ocorra.