O Papa Francisco volta a fazer apelo pelo fim da guerra da Ucrânia durante missa na Praça São Pedro, no Vaticano, neste domingo (25). O pontífice já se posicionou em compromissos públicos sobre a guerra que acontece no país desde fevereiro.
O líder da Igreja Católica falou diante de 70 mil fiéis sobre a importância de olhar para os "irmãos e irmãs ucranianos” que segundo o religioso passarão o natal longe de casa, por conta das destruições deixadas pela guerra.
Durante a Missa do Galo, no sábado (24), Papa Francisco já havia pedido para que aqueles que sofrem com a guerra e com a pobreza sejam lembrados neste Natal.
O sumo pontífice descreve os conflitos que abalam o mundo como “eventos de Terceira Guerra Mundial”. Pela primeira vez, Francisco citou os conflitos do Irã, além de mencionar o Afeganistão, no israelense-palestino, Síria, Líbano, além de outros cinco.
Durante o discurso, o papa pediu que o senhor ilumine o espirito daqueles que pode silenciar as armas e acabar com essa guerra sem sentido. E citou a fome deixada pela guerra, que nesse cenário a comida é utilizada como arma, quando sua distribuição é impedida.