O Papa Francisco, de 86 anos, passou por uma cirurgia ano intestino nesta quarta-feira (7), no hospital Gemelli, em Roma. A cirurgia durou três horas e ocorreu “sem complicações” de acordo com comunicado divulgado pelo Vaticano.
O cirurgião responsável, Sergio Alfieri, ainda confirmou em coletiva que o pontífice respondeu bem a operação para reparar a hérnia e a anestesia geral.
Segundo Alfieri, o Papa está vigilante e consciente e agradeceu pelas mensagens de carinho e orações. *O religioso ainda teria brincado, questionando “quando será a próxima operação.”
Francisco foi submetido a uma cirurgia para reparo da laparocele, uma hérnia que se forma sobre uma cicatriz, normalmente causada por uma cirurgia anterior. O problema também pode ser causado por obesidade, idade ou fraqueza dos músculos da parede abdominal.
Segundo o Vaticano, o procedimento já estava previsto pela equipe médica e é necessária pelo fato de que a hérnia provocar uma obstrução intestinal e causar muita dor.
A cirurgia tem como objetivo fechar a hérnia e realocar órgãos que tenham se movido.
O Papa está em um apartamento no 10º andar do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, que costuma prestar serviços de saúde aos líderes da Igreja Católica.