O Papa Francisco afirmou nesta quarta-feira (26) que está rezando para que “Nossa Senhora Aparecida livre o brasileiro do ódio, intolerância e violência”. O pontífice fez a declaração durante a cerimônia de saudação aos peregrinos, na Praça São Pedro, no Vaticano. A audiência com os fiéis é um programa tradicional às quartas-feiras.
O Santo Padre não citou diretamente o período eleitoral, mas a mensagem ocorre dias após a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) publicar nota criticando a “exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno”.
Francisco celebrou a visita de católicos de Salvador, Anicuns, Taubaté e São Paulo ao Vaticano. O líder da Igreja Católica também mencionou a beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva.
Na segunda-feira (24), a cearense que morreu em uma tentativa de estupro se tornou beata e agora pode ser cultuada nos altares das igrejas. O Papa disse que o exemplo da nova beata deve ajudar os fiéis a serem “generosos discípulos de Cristo”.
As falas de Francisco, que já disse ter um carinho pelo povo brasileiro, ocorrem no momento em que missas são interrompidas por discussões políticas e homilias são apontadas como declaração de voto a um ou outro candidato.