Morre, aos 95 anos, o Papa Emérito Bento XVI. O anúncio foi feito pelo Vaticano na manhã deste sábado (31). Segundo a Santa Sé, Bento XVI faleceu às 9h34, no horário local de Roma, no Mosteiro Mater Ecclesiae, a residência oficial dele. Os detalhes do velório ainda serão divulgados.
O Papa Emérito já estava com quadro de saúde considerado crítico nos últimos dias. No início da semana, o Papa Francisco chegou a pedir orações para o antecessor. Joseph Ratzinger renunciou ao cargo no dia 10 de fevereiro de 2013, após quase oito anos no papado. Foi a primeira vez que uma renúncia aconteceu na história da Igreja Católica.
Nascido em 16 abril de 1927, na Alemanha, ele veio de uma família humilde e religiosa. O pai, que também se chamava Joseph, era assumidamente um adversário do regime nazista.
Já a mãe, Maria Peintner, era cozinheira e trabalhou em hotéis da região onde ele nasceu.
Aos 24 anos, Joseph Ratzinger foi ordenado padre da Igreja Católica juntamente com o irmão Georg. Fez uma trajetória marcante, sobretudo como intelectual da Teologia.
Durante o papado de João Paulo II, o então cardeal foi prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, o antigo Santo Ofício. Ficou na função durante 23 anos e, por causa dela, tinha encontros quase que diários com o Santo Padre.
Em julho de 2020, logo após visitá-lo, o biógrafo de Bento XVI, Peter Seewald, disse que o pontífice vivia em situação extremamente frágil. Ele sofria com erisipela, uma doença infecciosa que provocava feridas no rosto e dores intensas.