Em meio à pandemia, a insegurança alimentar se mostrou presente na realidade da população brasileira. Segundo dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, a fome atinge 19 milhões de pessoas no Brasil.
Ao longo da semana, a BandNews FM apresenta uma série de reportagens especiais sobre a fome no Brasil e os impactos dessa mazela para os brasileiros.
As restrições econômicas têm reflexos nos números da demanda por proteína. Em 2021, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, o consumo de carne bovina no país deve ser de 26,4 kg por pessoa, uma queda de quase 14% em relação.
Este é o menor nível registrado para consumo de carne bovina no país em 26 anos, segundo a série histórica da Conab.
Na avaliação da professora de economia do Insper Juliana Inhasz, esta face da desigualdade é consequência direta do cenário econômico do país e alimenta um ciclo, trazendo prejuízos futuros.
Há pelo menos um ano, a família da brasiliense Geralda Souza, de 65 anos, não vê um bife de carne ou um peito de frango na mesa de casa. As proteínas perderam espaço para outros alimentos, como farinha de mandioca e o cuscuz.
Na casa da ex-atendente de telemarketig Alda Rubia Souza o frango até aparece, mas agora fragmentado. Todas as partes do alimento, inclusive as miudezas - como pescoço, asa e pé de galinha, são aproveitadas.
Confira a reportagem especial de Milena Teixeira: