Pandemia da Covid-19 completa cinco anos nesta semana

Doença infectou 39,1 milhões e deixou mais de 700 mil mortos no Brasil

Band News FM

Pandemia da Covid-19 completa cinco anos nesta semana
Covid-19
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A pandemia da Covid-19 completa cinco anos nesta semana, mais precisamente em 11 de março, próxima terça-feira. Foi nessa data, em 2020, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o estado de pandemia, marcando o início de uma crise global que impactou todos os aspectos da vida em sociedade.

No Brasil, desde então, foram registrados 39,1 milhões de casos e 714.736 mortes, segundo o Ministério da Saúde. A primeira morte no país ocorreu em 12 de março de 2020. A vítima, uma mulher de 57 anos, estava internada no Hospital Municipal Dr. Carmino Caricchio, em São Paulo, desde o dia anterior.

Cinco anos após o início da pandemia, os números da doença permanecem relativamente baixos em comparação ao histórico. Até 25 de fevereiro deste ano, as secretarias estaduais de saúde reportaram ao Ministério da Saúde 130.507 casos e 664 óbitos por Covid-19. No mesmo período de 2024, os registros eram de 310.874 casos e 1.536 mortes. Vale ressaltar que os dados de 2025 ainda são preliminares e podem sofrer atualizações.

O Ministério da Saúde tem adotado diversas estratégias para reduzir ainda mais os casos e óbitos, incluindo ações de vigilância, prevenção e controle da Covid-19. Entre as principais iniciativas estão a ampliação do diagnóstico laboratorial (rápido e molecular), a vigilância genômica, a imunização, o tratamento antiviral específico e a comunicação com a população. Além disso, foi criada a Coordenação-Geral de Vigilância da Covid-19, Influenza e Outros Vírus Respiratórios (CGCOVID) para fortalecer o monitoramento da doença.

Tópicos relacionados