Os Jogos Pan-Americanos 2023 terminam neste domingo (5) com o Brasil garantido na segunda colocação no quadro geral de medalhas. O Time Brasil ainda disputa medalhas no último dia da competição.
O país disputa medalhas no tiro com arco, tênis de mesa, karatê, patinação de velocidade e BMX Freestyle. Até agora, os atletas brasileiros asseguraram 200 medalhas, sendo 64 de ouro.
O Brasil termina assim em segundo lugar no quadro de medalhas, atrás apenas dos Estados Unidos. México e Canadá aparecem na sequência do ranking.
A quantidade de medalhas é um recorde no histórico do time verde e amarelo na competição.
No sábado, os brasileiros ficaram com o ouro no futebol e encerraram um jejum de quase 20 anos sem vencer na categoria em Jogos Pan-Americanos. O time masculino de vôlei também subiu ao degrau mais alto do pódio ao vencer a Argentina por 3 sets a 0.
O país ainda fez história ao garantir a medalha dourada com a equipe de esgrima e faturar um total de 13 consagrações na ginástica rítmica. Todas as atletas que foram a Santigo voltam premiadas.
A Cerimônia de Encerramento da competição acontece às 20h30, no Estádio Bicentenário Municipal de La Florida.
A próxima edição do Pan-Americano será disputada em 2027, na Colômbia. A cidade de Barranquilla recebe a competição daqui a quatro anos, entre outubro e novembro.