Países do Ocidente impõem sanções à Rússia após apoio a regiões separatistas

Os EUA e o Reino Unido já anunciaram que vão punir áreas separatistas

Rádio BandNews FM

Joe Biden anunciou sanções em coletiva nesta terça (22)
Foto: Reuters

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, anunciou nesta terça-feira (23) que vai impor uma série de sanções contra a Rússia após o presidente russo, Vladimir Putin, anunciar o reconhecimento de duas regiões separatistas da Ucrânia nesta segunda-feira (22).

Segundo o premiê britânico, o bloco irá impor sanções a cinco bancos russos e três cidadãos de alta renda da Rússia. Dentre os afetados está o oligarca e empresário russo, Gennady Timchenko. Na prática, indivíduos que tem conta nos bancos que foram alvo de sanções não poderão movimentá-las.

Além do Reino Unido, o presidente dos EUA, Joe Biden, se reuniu com lideranças europeias, como o presidente francês, Emmanuel Macron, para discutir sanções que pressionem a economia russa.

Segundo a Casa Branca, entre as sanções aplicadas, estariam a proibição de investimentos nas regiões separatistas Donetsk e Luhansk na Ucrânia, de importação direta ou indireta de bens e comercialização de itens para estas regiões.

A Alemanha e a França também discutem medidas para reagir às últimas declarações de Putin.

A tensão entre Rússia e Ucrânia perdura desde 2014, no entanto, nos últimos meses, o conflito se intensificou após uma aproximação da Ucrânia com a OTAN.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.