O pagode baiano é o ritmo que domina os hits do carnaval de Salvador deste ano. O estilo é oriundo da mistura de samba-reggae e pagode, tendo como principal diferença a inclusão de percussão, um ritmo mais acelerado.
Geralmente acompanhado de coreografias viciantes, o ritmo conquista foliões, que já estão com os passinhos de músicas bem ensaiados.
Forte concorrente ao título de Música do Carnaval 2023, “Zona de Perigo”, cantada por Léo Santana, é a principal aposta do público. A canção, que inunda as redes sociais, foi escrita por seis compositores e conta com refrão simples, que gruda na cabeça de quem a ouve.
Outra característica desse estilo musical são as letras de duplo sentido. “Deixa eu botar meu boneco”, é a típica música do pagodão baiano que brinca com o significado das palavras. A canção é de Deivisson Nascimento, mais conhecido como Oh Polêmico.
Outro hit é “Vamo ou Bora”, de Xanddy Harmonia, com participação de Ivete Sangalo. O compositor, Luciano Chaves é o responsável pela escrita desse e outros sucessos do carnaval 2023, como “Cria da Ivete”, outra grande aposta do momento.
Também entram nas disputas “Bombeiro”, de Parangole, “Locomotiva”, de Lincon Sena e “Vem jogando essa raba”, cantada pela banda Psirico com Escandurras.