O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, não recebeu nenhum convite formal para participar de uma reunião do Conselho da República.
A iniciativa foi sugerida pelo presidente Jair Bolsonaro durante discurso em Brasília nesta terça, dia 7 de setembro.
Segundo a assessoria do parlamentar, nada chegou ao gabinete de Rodrigo Pacheco.
Em contato com a BandNews FM, a assessoria do presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que ele também não recebeu qualquer convite para participar de reunião do Conselho da República.
Originalmente, o Conselho da República tem a função de deliberar sobre questões de estabilidade da democracia, decretação de intervenção federal, estado de defesa e estado de sítio.
O Conselho é presidido pelo Chefe do Executivo, e é composto pelo Vice-Presidente, os Presidentes da Câmara e do Senado, além dos líderes da Maioria e da Minoria do Congresso.
O Ministro da Justiça também faz parte do ‘Conselhão’, assim como seis cidadãos brasileiros com mais de 35 anos de idade, sendo que dois são nomeados pelo Presidente Jair Bolsonaro, e outros quatro pelo Congresso Nacional.
A última vez que o Conselho da República se reuniu foi em 2018, na gestão de Michel Temer, quando ocorreu a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro.