O ex-vereador do Rio Jair Barbosa Tavares, conhecido como Zico Bacana, morreu, nesta segunda-feira (07), após ser baleado em um ataque a tiros a uma padaria em Guadalupe, na Zona Norte do Rio. O político, que era policial militar e paraquedista, ocupou uma cadeira na Câmara Municipal do Rio entre 2017 e 2020.
Segundo a Polícia Militar, um veículo não identificado passou pelo estabelecimento e os ocupantes fizeram disparos contra um grupo que estava no local. Três pessoas foram atingidas. Zico Bacana chegou a ser levado para o Hospital Municipal Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste, mas não resistiu aos ferimentos.
Zico Bacana foi atingido por um tiro de raspão na cabeça em 2020, mas se recuperou. Depois disso, a Polícia Civil do Rio abriu uma investigação para apurar o envolvimento dele com grupos paramilitares. O político chegou a se candidatar à reeleição em 2020, mas não conquistou nas urnas o direito de permanecer na Câmara.
Jair Barbosa Tavares também foi um dos citados na CPI das Milícias, em 2008, mas não foi indiciado, nem se tornou alvo de investigação.
Na manhã desta segunda-feira (07), dia quem que foi morto, Zico Bacana chegou a publicar vídeos na internet em que se exercitava. Ele também publicou imagens de em que acompanhava obras em Guadalupe, seu reduto eleitoral.