Os últimos dias do outono serão típicos na região Sudeste: madrugadas e manhãs frias, com o sol aparecendo e os termômetros em elevação no período da tarde. O inverno começa na quarta-feira (21), às 11h58, e o tempo seco deve predominar no centro do país. No Sul e no litoral nordestino, a chuva aparece ao longo da semana e pode provocar estragos.
A segunda-feira (19) foi gelada e os temporais provocados pelo ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul deram uma trégua. Mas não será por muito tempo: entre quarta (21) e sexta-feira (23) uma nova frente fria se aproxima da região e grandes acumulados de chuva são previstos para o Paraná e Santa Catarina. Temporais também são esperados para o Mato Grosso do Sul.
Porto Alegre e Curitiba terão uma semana fria, com máximas que não passam de 20°C. Durante a madrugada, os termômetros podem ficar abaixo dos 10°C. Enquanto em Florianópolis, o sol aparece mais e a temperatura chega aos 23°C na quarta (21).
Tem alerta para a baixa umidade no Centro-Oeste e no Sudeste. O índice pode se aproximar dos 30% e atividades ao ar livre devem ser evitadas nos períodos mais quentes. A hidratação precisa ser reforçada.
São Paulo e Rio de Janeiro não têm previsão de chuva ao longo da semana. Temporais só a partir de sábado (24). Enquanto isso, o sol predomina e as máximas chegam aos 26°C, na capital paulista, e 27°C, na capital fluminense.
Uma frente fria estacionada entre a Bahia e Sergipe provoca chuva no início da semana entre Salvador e Aracaju. Tem previsão de temporais também para o Rio Grande do Norte.
No Norte do país, chuvas isoladas em todos os estados da região e o frio da última semana não permanece. As capitais voltam a registrar termômetros acima dos 30°C ao longo da semana.