O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte, a aliança militar que reúne europeus e americanos, disse nesta quinta-feira (1º) que o grupo está pronto para receber a Ucrânia como integrante. Jens Stoltenberg afirmou, no entanto, que antes é preciso resolver os problemas ocasionados pela guerra com a Rússia.
A declaração ocorreu na Moldávia, país que recebe uma reunião entre líderes europeus e conta com a presença do próprio Volodymyr Zelensky. O encontro é usado para discutir o conflito no leste europeu.
Durante a cúpula, Stoltenberg anunciou que fará uma viagem a Ancara, capital da Turquia, para se reunir com o presidente Recep Tayyip Erdogan e discutir a possibilidade da Suécia entrar na organização. A Finlândia conseguiu aprovação da Turquia recentemente para integrar a Otan.
A Suécia acenou na última semana com a possibilidade de uma cúpula em julho para discutir a paz entre os países em guerra.
Enquanto os líderes discutiam, a Rússia lançou mísseis contra a Ucrânia pela quarta vez em apenas uma semana. O ataque deixou três pessoas mortas, incluindo uma menina de 11 anos.
Em Belgorod, cidade russa que faz fronteira com a Ucrânia, oito pessoas ficaram feridas após um bombardeio.