Órgãos federais se reúnem para discutir ações de prevenção contra dengue

Doses das vacinas estão previstas para serem aplicadas na população na próxima semana.

BandNews FM

A meta do Ministério da Saúde é 95% de cobertura vacinal
Divulgação/ Prefeitura de Tremembé

Em evento que junta órgãos federais, estaduais e municipais para debater questões referentes ao Sistema Único de Saúde, o Ministério da Saúde anunciou a criação de um Centro de Operações de Emergência contra a Dengue. O objetivo do COE é elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos. 

A iniciativa foi organizada pelo Conass e Conasems, órgãos representantes das Secretarias de Saúde dos estados e municípios, seguindo as recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A vacina será aplicada na população das regiões endêmicas, 521 municípios, brasileiros em 17 estados receberão as 6,5 milhões doses previstas para serem tomadas na próxima semana. Em 2024, os imunizantes serão aplicados em cerca de 3,2 milhões crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

O Ministério vem monitorando e alertando as pessoas sobre o aumento de casos de dengue no Brasil. Além de sempre reforçar que a principal medida é a eliminação dos criadouros do mosquito.

Sendo assim, ressalta a importância de receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que vão ajudar a encontrar e eliminar possíveis criadouros.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.