Orengo: Senadores da oposição promovem ato para pressionar impeachment de Moraes

Grupo de parlamentares planeja apresentar um pedido de impeachment do ministro; base do novo requerimento será a acusação de supostos atos fora do rito em investigação sobre bolsonaristas

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, noticiou nesta quarta-feira (14) que um grupo de senadores de oposição planejam fazer um ato para pressionar a abertura de um novo processo de impeachment que será apresentado contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Ao todo, mais de 40 pedidos de impedimento já foram apresentados no Senador Federal contra o magistrado. Dezenas já tentaram exonerar outros ministros da Suprema Corte. No entanto, nunca houve um afastamento de ministro do STF.

Para que um pedido de impeachment seja aberto no Senado Federal, é preciso dois terços dos parlamentares da Casa Alta, ou seja, 54 de um total de 81 senadores. “É um contingente muito significativo, é mobilizado apenas em grandes votações”, analisou.

"A pergunta é o seguinte: a partir das revelações, conversas divulgadas, apontamentos que o ministro usou fora do protocolo que poderia ter extrapolado, isso deve andar? Tem viabilidade política, neste momento?", questiona Orengo.

O colunista relembra que, atualmente, o Congresso vive um recesso informal em decorrência da campanha nas eleições municipais que ocorrerão neste ano.

Na última terça-feira (13), o jornal Folha de São Paulo publicou uma reportagem em que explicita uma suposta atuação fora do rito do ministro Alexandre de Moraes em investigações contra bolsonaristas.

Tópicos relacionados