Orengo: Mesmo com acordo, parlamentares pressionam por mudança nas emendas

Planalto e Congresso Nacional trabalham para apresentar o novo modelo das 'emendas Pix', após acordo junto ao Supremo Tribunal Federal; congressistas avaliam perda de poder

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, atualizou nesta quinta-feira (22) os trâmites das negociações entre Palácio do Planalto e Congresso Nacional para apresentar o novo modelo das 'emendas Pix' ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Após acordo, estabeleceu-se que os Poderes terão 10 dias para formular o novo processo de análise das emendas parlamentares. O modelo é fundamental para o prosseguimento da liberação do pagamento das emendas parlamentares.

No entanto, mesmo após um acordo inicial, os congressistas pressionam por mais alterações que possam beneficiar o envio de recursos a cidades pequenas e projetos que não sejam 'obras estruturais'.

Ministros do governo afirmam que a negociação será 'dura' com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP). Na terça-feira (21), no encontro no STF, o Chefe da Casa Civil, Rui Costa e Lira trocaram farpas.

Tópicos relacionados