Orengo: Governo libera R$ 7 bi para Congresso votar reformas, corte de gastos e Orçamento

Colunista destacou a ação do Planalto de 'abrir o cofre' da emendas parlamentares para garantir que os congressistas votam as principais pautas para 2025 na última semana de trabalho legislativo

O colunista Rodrigo Orengo, da BandNews FM, analisou durante a manhã desta segunda-feira (16) o ritmo incomum de trabalho que o Congresso Nacional irá adotar de hoje até a próxima sexta-feira. Nesta última semana de trabalho, os congressistas ainda precisam votar a Reforma Tributária, o corte de gastos e Orçamento do próximo ano.

Segundo Orengo, para garantir que as votações ocorrem a melhorar as negociações entre Legislativo e Executivo, o governo federal liberou o pagamento de R$ 7 bilhões em emendas parlamentares.

"É muita votação a ser feita em uma semana só. Precisa ter alinhamento. O governo está 'liberando o cofre'. O foco é apertar o cinto, equilibrar as contas, mas para isso o governo está gastando muito.", analisou.

"Lula está despejando liberação de emendas parlamentares, claro, para conseguir o apoio de deputados e senadores nessa semana que é importantíssima. É o último momento para liberar essas emendas, e empenhá-las, até para que elas possam valer. Quando há um novo ano fiscal, estamos falando de um novo orçamento", completou.

Orengo ainda ressaltou que, com a alta hospitalar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a expectativa em Brasília é a de que o mandatário possam retomar as negociações e articulações para facilitar a tramitações destes projetos econômicos para 2025.

Tópicos relacionados