Oposição venezuelana não reconhece perícia da Justiça sobre eleição presidencial

País ainda aguarda sentença definitiva sobre resultado do pleito

Rádio BandNews FM

Oposição venezuelana não reconhece perícia da Justiça sobre eleição presidencial
Edmundo González
Leonardo Fernandez Viloria/Reuters

A oposição venezuelana informou nesta quarta-feira (21) que não reconhece a perícia do pleito realizada pela Sala Eleitoral do Tribunal Supremo de Justiça do país, que visa solucionar o impasse sobre o vencedor do último pleito, no dia 28 de julho.

A Plataforma Unitária Democrática, coalizão oposicionista que apoia a candidatura de Edmundo González, se manifestou através de uma nota oficial divulgada nas redes sociais onde descredibiliza e critica as perícias realizadas pelo TSJ.

“A Sala Eleitoral do TSJ não pode atribuir-se as funções e faculdades do órgão eleitoral porque não lhes competem”, diz o comunicado.

A oposição ainda agradeceu aos países que pediram uma auditoria internacional independente e confiável dos resultados das atas eleitorais, na sede do CNE e com representantes dos candidatos.

A perícia da Sala Eleitoral do Tribunal Supremo de Justiça checou junto ao CNE se as atas que recebeu eram as mesmas que estão na base de dados de totalização dos votos. O tribunal afirmou que mais de 60% das atas foram analisadas com a presença de observadores nacionais e internacionais.

Os partidos de oposição alegam não terem sidos convocados para a checagem e que por isso não sabem como a perícia está acontecendo.

Tópicos relacionados