Operação em MS apreende milhares de produtos ilegais

Material apreendido tinha fitoterápicos falsificados e derivados do tabaco prejudiciais à saúde

BandNews FM

Operação em MS apreende milhares de produtos ilegais
Operação em MS apreende milhares de produtos ilegais
Divulgação SES

A Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e os Correios, apreendeu milhares de produtos ilegais em uma operação realizada em Campo Grande. Entre os itens confiscados estavam derivados de nicotina e fitoterápicos adulterados, ambos sem autorização da Anvisa.  

Um dos destaques da operação foi a apreensão de 2.260 sachês de Snus, um produto derivado de nicotina sintética, proibido no Brasil. Cada sachê contém 6,5 mg de nicotina - uma quantidade até 6,5 vezes maior do que a absorvida por um cigarro comum. Esse nível elevado pode causar dependência química e problemas graves, como câncer bucal, complicações cardiovasculares e metabólicas.  

Além do Snus, foram confiscadas 6.600 cápsulas de fitoterápicos falsificados, muitas contendo substâncias como ibuprofeno e corticoides, altamente tóxicas se consumidas sem orientação médica. Segundo Adam Macedo Adami, gerente de Medicamentos da SES (Secretaria de Estado de Saúde), esses produtos, vendidos como naturais, apresentavam sérios riscos à saúde, incluindo falência renal, gastrite e hipertensão.