A Assembleia Geral da ONU aprovou, nesta sexta-feira (27), uma resolução simbólica para uma trégua humanitária na guerra entre Israel e Hamas.
A proposta, enviada pela Jordânia, pede uma pausa no conflito e acesso à Faixa de Gaza. Com 120 votos a favor, 14 votos contra (incluindo de Israel e Estados Unidos) e 45 abstenções, o texto foi aprovado, mas tem apenas peso político, não resultando em ações práticas imediatas. Apesar disso, a aprovação mostra o posicionamento internacional em relação ao conflito
O Canadá propôs uma emenda ao texto, rejeitando e condenando ”inequivocamente” os ataques terroristas do Hamas. No entanto, foi reprovada. Foram 88 votos a favor, 53 contra e 23 abstenções.
Para que uma proposta seja aceita na Assembleia, é necessários votos favoráveis de dois terços dos 193 estados membros.
A votação aconteceu em uma sessão especial de emergência da Assembleia Geral da ONU, durante um momento de tensão na Guerra. O exército de Israel expandiu os ataques por terra na Faixa de Gaza e a região se encontra sem internet ou telefone.
Até o momento, o Conselho de Segurança da ONU não conseguiu aprovar nenhuma das quatro resoluções apresentadas sobre o tema.