Onda de calor: cinco capitais podem bater recorde de temperatura nesta quarta (25)

Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as regiões mais afetadas; São Paulo tem previsão de máxima de 36ºC

Adrielly Souza

A sétima onda de calor que atinge o Brasil em 2024 deve fazer com que cinco capitais registrem recordes de temperatura nesta semana, segundo a Climatempo. São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Campo Grande e Brasília podem ter os dias mais quentes do ano, podendo superar os 35°C, já nesta quarta-feira (25).

No Rio de Janeiro, a máxima pode chegar aos 39°C na quinta-feira (26). Belo Horizonte e Brasília também podem bater recordes, com previsões de 34°C. A onda de calor, que começou na segunda-feira (23), deve durar até sexta-feira (27), afetando principalmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

"A capital de São Paulo já bateu recorde nesta terça-feira (25), com 35°C, e a previsão é que nos próximos dias a temperatura aumente e o ar só fique mais seco", prevê Stefanie Tozzo, jornalista da Climatempo.

QUANDO A CHUVA VOLTA?

A onda de calor chegou junto com o começo da primavera, o que traz expectativa de altas temperaturas até a primeira quinzena de outubro. Segundo Tozzo, as chuvas devem começar no fim de semana, podendo aliviar o calor e ar seco nas capitais.

A Defesa Civil municipal de São Paulo declarou estado de atenção para altas temperaturas desde segunda-feira (23) e também estado de atenção para baixa umidade do ar, que vai baixar dos 30% nos horários mais quentes. Níveis de umidade abaixo de 60% são considerados prejudiciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

*Supervisão de Ivan Brandão

Tópicos relacionados

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.