A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que uma mulher morreu por conta da gripe aviária H3N8 na China. A causa do óbito foi confirmada na última terça-feira (11) e marca a primeira morte causada pelo vírus no mundo.
A vítima tinha 56 anos e chegou a ser hospitalizada no dia 3 de março com um quadro de pneumonia grave. De acordo com a organização, a mulher faleceu no dia 16 de março.
Em um comunicado, a OMS informou que a chinesa tinha “condições subjacentes” e que ela constantemente era exposta a aves vivas antes de contrair a doença.
No entanto, a organização reiterou que ainda não há determinação exata sobre a fonte da infecção, mas reafirmou que as pessoas próximas à vítima não desenvolveram quaisquer sintomas da doença.
Segundo a agência das Nações Unidas, a gripe H3N8 teve origem na América do Norte. Os primeiros casos em humanos foram registrados em 2022 no país asiático, mas sem causar mortes.
Até o momento não há registro de transmissão do vírus entre humanos e o risco de propagação é baixo. A OMS afirmou que há necessidade de monitorar a gripe H3N8 e possíveis mutações.