OMS declara varíola dos macacos emergência de saúde global

Mais de 16 mil casos e cinco mortes foram contabilizados em 75 países

OMS declara a varíola dos macacos uma emergência de saúde global
Foto: Dado Ruvic/ Reuters

A Organização Mundial de Saúde declarou a Varíola dos Macacos uma emergência de saúde global. Neste sábado (23), o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, ressaltou que a doença preocupa porque tem se espalhado rapidamente pelo mundo, especialmente na Europa.

Segundo o infectologista e colunista da BandNews FM, Dr. Álvaro Furtado, a partir de agora é preciso que haja uma resposta internacional coordenada para combater o avanço do vírus.

Mais de 16 mil casos e cinco mortes foram confirmados em 75 países. No Brasil, mais de 600 ocorrências foram registradas até a última quinta-feira (21), quando foi divulgado o balanço mais recente do Ministério da Saúde. O país é o 10° com mais casos da Varíola dos Macacos no mundo.

Para Álvaro Furtado, o decreto de emergência global serve como alerta para os países antes que a situação fuja completamente do controle. Além disso, é uma sinalização para a necessidade de adquirir vacinas o mais rápido possível, diferentemente do que aconteceu com a Covid-19. O Ministério da Saúde negocia com a OMS a possibilidade de comprar imunizantes.

Os sintomas da Varíola dos Macacos incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos ajuda a evitar o contágio pela Varíola dos Macacos. A Anvisa reforçou que os estados adotem essas medidas.

A declaração de emergência global é uma medida que já havia sido utilizada pela OMS em outros momentos: contra a Covid-19, zika vírus, H1N1, pólio e ebola.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.