BandNews FM

Olimpíadas: Paris vê baixa na busca por hotéis e alta nos preços nos transportes

Correspondente detalha situação da rede hoteleira na capital da França; jogos olímpicos inflacionaram os preços da estadia, mas deve influenciar turistas a irem a Paris nos próximos anos

BandNews FM

O correspondente Felipe Kieling, da BandNews FM, informou durante a manhã desta quarta-feira (3), que a rede hoteleira de Paris, a capital da França, está sofrendo a baixa procura para hospedagens durante a realização dos Jogos Olímpicos.

Segundo o repórter, a ocupação está cerca de 25% menor em comparação aos últimos anos. Em julho do ano passado, a ocupação estava, em média, em 85%, e hoje se encontra bem abaixo deste número.  

"Um diretor de hotel no centro de Paris afirmou que os Jogos Olímpicos estão sendo contraproducentes, está tudo mais caro. No início do ano falava-se sobre a 'bolha em Paris'. [...] Muitos parisienses colocaram o próprio imóvel para alugar e foram para outras cidades. Isso fez os preços dispararem e afastou muito turista", explicou.

Kieling ainda pontuou que não são apenas os valores das hospedagens que sofreram uma alta, mas também o valor para se locomover na capital francesa. 

Recentemente, o governo local anunciou que o preço da viagem única de metrô irá quase dobrar, de dois euros e quinze centavos, para quatro euros - em torno de R$ 25; já o ônibus, passará de dois euros e cinquenta centavos para cinco euros - em torno de R$ 30; a taxa turística, paga pelo número de noites que os hóspedes vão dormir em Paris, triplicou e poderá chegar a cinco euros.

"A cidade vai viver as Olimpíadas de Paris, durante os Jogos Olímpicos, haverão várias ruas fechadas. Então o turista tradicional tende a deixar para ir em outro ano, já que tudo estará em função dos Jogos Olímpicos. Aconteceu isso em Londres, também", completou.

A empresa de aviação AirFrance anunciou, recentemente, que entre os meses de junho e setembro, o período da Olimpíada, haverá uma redução no faturamento de 180 milhões de euros, já que muitos turistas não irão a Paris. "Você atrai o turista que quer ver os Jogos Olímpicos, mas acaba afastando um outro tipo de turista que vai normalmente a Paris para ir aos museus e explorar a gastronomia", pontuou Kieling.

No entanto, projeções indicam que Paris deverá retomar a normalidade de visitas. Isso porque as Olimpíadas também vão estimular o desejo dos espectadores em conhecer a cidade. "Os Jogos Olímpicos de Paris vão ser lindíssimos. Você vai ter o vôlei de praia nos pés da Torre Eiffel, a cerimônia de abertura no Rio Sena vai mostrar os principais pontos turísticos", concluiu.

Tópicos relacionados