O âncora do BandNews FM No Meio Do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, fala sobre as obras com indício de irregularidades e a situação da Ferrovia Nova Transnordestina, iniciada em 2006 no governo Lula e que ainda não foi finalizada.
Inicialmente, a obra deveria ter 1700 quilômetros de extensão, e foi projetada para conectar o Porto de Pecém, no Ceará, ao porto de Suape, em Pernambuco. Oinegue afirma que, por irresponsabilidade do estado brasileiro e falta de comprometimento com o desenvolvimento do interior do país, a obra está parada. Cerca de R$ 6 bilhões já foram consumidos e ainda não há previsão de quando irá terminar. Em 2016, a obra estava na metade do caminho, mas ainda precisa de R$ 7 bilhões para ser concluída.
Como apresenta o jornalista, um dos motivos para a ferrovia não ter terminado de 2016 para cá é que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) precisa da liberação do Tribunal de Contas da União (TCU) para ter os recursos e seguir com o projeto, o que não acontece, travando a obra.
Um dos maiores problemas desse caso é que mexe com a expectativa dos moradores do Ceará e de Pernambuco, que esperavam uma movimentação maior nas regiões atingidas pela ferrovia, avalia Oinegue, já que a obra prometia desenvolvimento e maior empregabilidade nos estados, que necessitam de progresso e acessibilidade.
Para ele, é chocante essa reunião passar batido, e é preciso cobrar os candidatos à presidência e os governadores por uma mudança na situação, para que a obra cumpra a promessa e possibilite uma melhoria no inteior do Brasil, gerando mais oportunidades e renda.
Esse foi o assunto do comentário de abertura do programa desta terça-feira (30).