Oinegue: Ícone da indústria bélica brasileira em recuperação judicial

Âncora do BandNews FM No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa perdas da economia brasileira

BandNews FM

O âncora do BandNews FM No Meio do Dia e do Jornal da Band, Eduardo Oinegue, analisa que na economia brasileira existem setores que se desenvolvem e outros que acabam desaparecendo ao longo do tempo. Ele exemplifica que a indústria naval, como transporte de passageiros, foi ultrapassada pelos avanços da tecnologia e hoje é inutilizada.

O jornalista chama atenção para o pedido de recuperação judicial da empresa Avibras, uma das principais do setor bélico nacional. Atualmente o Brasil não possui nenhuma empresa na lista das maiores da força bélica mundial. Essa situação de queda produtiva preocupa, segundo Oinegue, pois a indústria propicia empregos de qualidade, com maiores salários, além de exportar bens com valor mais alto, envolvendo sempre inovação.

Eduardo Oinegue aponta que a condição se repete em vários departamentos da economia brasileira. De acordo com ele, o Brasil não se torna um país pior por não ter mais destaque em algum setor, mas, existindo repetição, o panorama geral se torna muito mais complicado.

O âncora afirma que o pior ponto desse caso é que a perda de competitividade das empresas nacionais acontece por erro e má gestão do Estado. Sistema tributário caso, confuso, burocracias, falta de infraestrutura, educação de péssima qualidade, são questões que não estimulam a competitividade brasileira, explica Oinegue.