Observadores internacionais afirmam que eleições no Brasil foram positivas

Missão de observadores espera convite do TSE para acompanhar também segundo turno

Rádio BandNews FM

Relatórios concluíram que pleito cumpriu requisitos internacionais. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Relatórios concluíram que pleito cumpriu requisitos internacionais.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os relatórios das entidades internacionais que acompanharam as eleições do Brasil neste domingo (02) concluíram que o pleito eleitoral de outubro, e as urnas eletrônicas, cumpriram os requisitos internacionais sobre o assunto.

A Rede de Organismos Jurisdicionais de Administração Eleitoral da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, divulgou um relatório nesta segunda-feira (03) afirmando que as eleições brasileiras transcorreram de forma segura e transparente.

Outra entidade, a União Interamericana de Organismos Eleitorais, também garantiu que o pleito transcorreu sem problemas.

O chefe da missão de observação da entidade, Lorenzo Córdova, afirmou que as observações do grupo concluíram que a urna eletrônica é uma "fortaleza".

O Chefe da Missão de OEA no Brasil, Ruben Ramirez Lezcano, que comandou cerca de 50 observadores, afirmou que as eleições ocorreram com ordem e normalidade, e elogiou a participação dos brasileiros.

As entidades foram convidadas pelo Tribunal Superior Eleitoral para acompanhar o primeiro turno, e agora esperam um novo convite do TSE para trabalhar também durante o segundo turno, no dia 30 de outubro