O resultado das urnas pode causar instabilidades políticas e econômicas nos Estados Unidos e no resto do mundo. Essa é a avaliação do professor de Relações Internacionais da ESPM, Leonardo Trevisan, que analisou o cenário das eleições americanas realizadas nesta terça-feira (05).
Para o especialista, os votos das mulheres e dos indecisos terão um peso maior neste pleito. Um agregado de pesquisas eleitorais do The New York Times indicam que tanto Kamala Harris, quanto Donald Trump tem 48,5% dos votos, o que indica que cerca de 3% dos votos indecisos decidirão os rumos do país.
Ainda segundo o professor, o cenário causa um nível de insegurança "muito alto" na previsibilidade e na confiabilidade do sistema. Ele teme que, independentemente do resultado, a decisão seja judicializada, postergando o resultado oficial do pleito.
O candidato do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, vai aguardar o desfecho das eleições na Flórida. Já a democrata Kamala Harris segue na capital Washington acompanhando os desdobramentos da votação.
Confira a entrevista de Leonardo Trevisan na íntegra: