As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, na região metropolitana do Rio de Janeiro, foram causadas por causa de uma passagem de uma frente fria pela costa. As informações são das Paula Soares, da Climatempo.
"Mesmo com a topografia da região, a chegada desta frente fria favoreceu para que ocorresse essa instabilidade no local. A atmosfera estava muito quente e o choque térmico provocou os temporais", disse Paula.
A jornalista explica que a frente fria está praticamente parada no sudeste e a previsão é de mais chuvas no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A situação é São Paulo é controlada.
O volume de chuva chegou a 259 milímetros em um período de seis horas. O índice está acima da média esperada para o mês, que seria de 238 milímetros. Ainda há previsão de chuva para esta quarta-feira (16), que pode ter intensidade fraca a moderada.
As localidades mais atingidas por deslizamentos foram: Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Centro, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora. Os alagamentos afetaram bairros como Alto da Serra, Corrêas, Centro e Mosela.