A BandNews FM realiza um Fórum para tratar do momento econômico do setor imobiliário, das oportunidades e tendências, com foco nos fundos de investimentos.
Com mediação da apresentadora Gabriela Mayer, o evento contou com a presença de especialistas para um debate sobre as perspectivas desse mercado no Brasil.
Participaram do evento Marcelo Hannud, especialista em Mercado Imobiliário; Giancarlo Nicastro, CEO da SiiLA Brasil; Marcelo Fayh, analista de Fundos Imobiliários do GuiaInvest; Marcos Baroni, analista de Fundos Imobiliários da Suno Research; e Abiner Oliveira, diretor comercial da Colliers.
Confira os principais destaques do Fórum:
Qualquer pessoa pode investir no mercado imobiliário?
Segundo o analista de Fundos Imobiliários Marcos Baroni, da Suno Research, o Fundo Imobiliário tem tudo para se tornar o ivestimento mais acessível e mais proucrado pelos brasileiros por ser democrático, acessível e diversificado.
Qualquer pessoa pode investir, no entanto, trata-se de um investimento estruturado que exige alguns cuidados adicionais que beneficiam o investidor, afirma o professor Baroni.
Ele explica ainda que a dinâmica do investimento de um Fundo Imobiliário é diferente de uma aplicação em renda fixa, por exemplo. Isso porque, a partir do momento em que uma pessoa passa a investir nesse tipo de fundo, ela contará com a cobertura de profissionais da área para auxiliar na tomada de decisões, além de ter acesso à informações que um gerente de banco em uma aplicação simples não irá fornecer.
O que é um Fundo Imobiliário?
O analista de Fundos Imobiliários do GuiaInvest Marcelo Fayh explica que o Fundo Imobiliário funciona como uma empresa que compra imóveis, aluga estes espaços e repassa parte dos rendimentos que recebe para os sócios cotistas, que são as pessoas que investem nesse fundo.
Fundos Imobiliários são investimentos de longo prazo, afirma analista
Por natureza, investimentos em Fundos Imobiliários devem ser considerados de longo prazo. Para o analista de Fundos Imobiliários do GuiaInvest, Marcelo Fayh, o maior problema é que o investidor médio pensa a curto prazo e não tem paciência para colher os resultados destes investimentos.
O Fundo Imobiliário sofre menos oscilações de mercado do que outros investimentos, diz especialista
O Fundo Imobiliário é uma forma resiliente de investimento, afirma o especialista em Mercado Imobiliário Marcelo Hannud. Ele explica que, diferente de outros tipos de aplicações, os imóveis não perdem valor de mercado facilmente; ao contrário, eles valorizam com o passar do tempo.
Investir em Fundos Imobiliários é seguro?
Segundo o analista de Fundos Imobiliários da Suno Research, Marcos Baroni uma das principais inseguranças do brasileiro em relação aos Fundos Imobiliários é a falta de uma escritura física do imóvel adquirido. No entanto, ele explica que esse tipo de aplicação traz a mesma segurança para o investidor, só que de uma forma mais "sofisticada" e livre de fraudes.
O fundo imobiliário é a solução econômica para qualquer país, afirma analista
Apesar dos 1,4 milhões de investidores no país, os brasileiros ainda não descobriram o Mercado de Fundos Imobiliários, afirma o analista de Fundos Imobiliários da Suno Research, Marcos Baroni. Ele avalia ainda que esse mercado, além de gerar empregos, deveria ser usado como poupança pelo cidadão.
O quanto os juros impactam no mercado de Fundos Imobiliários?
O especialista em Mercado Imobiliário Marcelo Hannud diz que os juros são sempre um "estímulo perverso" por tirar da economia o dinheiro produtivo.
Como ser um bom investidor?
Para ser um bom investidor é preciso ter mais do que conhecimento, afirma o analista de Fundos Imobiliários do GuiaInvest, Marcelo Fayh. Para ele, é necessário ter frieza para segurar a ansiedade de se desfazer dos Fundos Imobiliários quando os juros começarem a subir. Ele ainda reitera que vender as cotas sempre que as taxas de juros oscilarem é perder dinheiro.
Devo dar entrada em um imóvel ou aplicar em um Fundo Imobiliário?
O analista de Fundos Imobiliários da Suno Research, Marcos Baroni analisa a melhor decisão entre dar entrada em um imóvel ou aplicar em um fundo imobiliário.
O aumento do mercado de galpões no Brasil
O diretor comercial da Colliers, Abiner Oliveira, afirma que, assim como qualquer outro ativo imobiliário, o segmento de galpões é bem diversificado e tem impulsionado o mercado de Fundos Imobiliários.
O mercado de logística foi o que mais cresceu na crise, avalia o CEO da SiiLA Brasil
O CEO da SiiLA Brasil, Giancarlo Nicastro explica que o aumento das compras online durante a pandemia impulsionou o setor de logística. Ele ainda fala sobre a centralização desse mercadob no Brasil.
Com o aumento do home office, o que vai acontecer com os escritórios?
O CEO da SiiLA Brasil, Giancarlo Nicastro fala sobre o impacto do aumento das atividades home office em prédios comerciais.