O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), concedeu uma entrevista exclusiva à BandNews FM e analisou a piora nos números de motos e acidentes com motos na capital paulista. O tema coincide com a campanha da BandNews FM "Sobre Duas Rodas", que busca incentivar discussões sobre o transporte em duas rodas e os desafios para a segurança pública.
Um dos problemas apontados pelo mandatário, que contribuíram para um aumento de 20% no número de mortes com motos em 2024, são as plataformas de entregas por aplicativo que realizam campanhas para que motociclistas possam receber bônus para cada entrega rápida.
Para Nunes, é preferível acabar com a promoção de entregas rápidas para que os trabalhadores não coloquem a sua vida em risco. "As empresas que fazem essas entregas, de mercadorias em residências, fazem campanhas de 'entrega rápido'. Receba em 'X' minutos. O que o coitado faz? Sai coando para melhorar sua renda", disse.
O prefeito de São Paulo também considerou "assustador" os números de motos que passaram a circular na cidade. Em 2014, a cidade tinha 700 mil em circulação. Atualmente, são mais de 1,3 milhão de motocicletas que transitam diariamente na metrópole.
"Pela primeira vez na história, o número de óbitos em motos superou os homicídios. Nunca, na história, tivemos um número de acidentes de motos maior que homicídios", ressaltou.
Tida como uma das principais medidas para diminuir o número de acidentes e mortes, o programa da Faixa Azul - que dispõe de uma faixa exclusiva para trânsito de motos -, deverá ser ampliado nos próximos anos.
"A gente acertou quando colocamos a 'Faixa Azul'. Onde há Faixa Azul, tivemos uma redução de 47% de acidentes e de óbitos. Agora, ainda é preciso ampliar. Temos 221 quilômetros de Faixa Azul na cidade. Vou chegar a 400 quilômetros até 2028", informou.