Mais de 11 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram descartadas em Minas Gerais desde o início da campanha de vacinação contra a doença. Isso representa 0,1% do total enviado ao estado pelo Ministério da Saúde. Mas levantamento da BandNews FM Belo Horizonte revela que o número de doses descartadas supera o número de imunizantes repassados para 80% dos municípios mineiros.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o dia 18 de junho, 39.269 imunizantes foram submetidos à avaliação do Ministério da Saúde por alguma irregularidade, como conservação na temperatura acima da indicada ou problemas no transporte.
Desse total, foi recomendado o descarte de 11.764 doses.
Essa quantidade é maior do que o quantitativo total de doses recebido individualmente por 80% das cidades mineiras, até agora. Ainda segundo a pasta, a avaliação e a conclusão final sobre o destino das vacinas são de responsabilidade do governo federal.
Até está terça-feira (22), Minas Gerais aplicou a primeira dose em 6 milhões de mineiros, sendo que 2,645 milhões já completaram a imunização. O número de descarte pode parecer pequeno, mas o número chama atenção porque seria capaz de imunizar muitas cidades pequenas de Minas.