Número de mortos após os terremotos que atingiram a Turquia já ultrapassa 28 mil

Um bebê de dois meses foi resgatado com vida após permanecer mais de 128 horas sob os escombros

BandNews FM

Número de mortos após os terremotos que atingiram a Turquia já ultrapassa 28 mil
Foto: Reprodução/Ministério de Desastres e Gestão de Emergências (AFAD)

As equipes de resgate da Turquia resgataram neste sábado (11) um bebê de dois meses que permaneceu mais de cinco dias sob os escombros de um prédio destruído em Hatay. 

A província turca que faz fronteira com a Síria é uma das mais afetadas pelos terremotos que já deixaram mais de 28 mil mortos nos dois países. De acordo com as autoridades locais, são 24.617 óbitos na Turquia e outros 3.500 no país vizinho.

O governo local tem sido alvo de críticas por parte da população que entende que a resposta à tragédia é lenta. Para dar uma resposta às reclamações, a gestão começou a prender empreiteiros que são acusados de terem responsabilidade por alguns dos colapsos de edifícios no país. As prisões aconteceram em 10 províncias diferentes. O vice-presidente turco, Fuat Oktay, informou que pelos 113 profissionais receberam ordens de detenção.

O terremoto de magnitude 7,8 já é o sétimo desastre natural mais mortal deste século. A tragédia supera o terremoto e o tsunami que abalaram o Japão em 2011.

O epicentro foi registrado na região entre as cidades de Gaziantep e Kahramanmaras, a uma profundidade de 10 a 24 quilômetros, segundo os serviços geológicos dos Estados Unidos e da Alemanha, que monitoram fenômenos do tipo em todo o mundo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.