O estado do Amazonas registra um novo surto de Covid-19 com o espalhamento da variante Ômicron. E os casos atingem também as crianças. Segundo o boletim mais recente divulgado nesta quinta (20), 47 crianças estão hospitalizadas por complicações causadas pelo coronavírus, três delas estão em UTI.
A escala de internações foi rápida: saiu de três hospitalizações no dia 1º de janeiro para 47. A ocupação de leitos é muito maior do que a observada durante o colapso do sistema de saúde amazonense, em 2021.
Segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, o porcentual de ocupação de leitos clínicos infantis é de 107%.
Em relação ao total de internações por Covid, o Amazonas chegou a 91% de ocupações de leitos, com 551 pessoas internadas, 82 delas em UTI.
O estado sofre com um novo surto da doença cerca de um ano após a crise de oxigênio na região. Nesta quarta-feira (19) o Amazonas bateu um novo recorde de casos diários e marcou 7.505 infecções em apenas 24 horas. A marca é a maior desde o início da pandemia. O último pico foi registrado um ano antes, em 20 de janeiro de 2021, quando a Secretaria de Saúde divulgou 5.009 casos contabilizados em um único dia.
A vacinação infantil ocorre na capital para as crianças entre 5 e 11 anos com comorbidades e seguirá o calendário por grupos prioritários, como indígenas e crianças que morem em instituições de longa permanência.