O número de crianças internadas em UTIs pediátricas por Covid-19 tem caído de forma acelerada em São Paulo, segundo técnicos da Secretaria estadual de Saúde ouvidos pela colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
No dia 31 de janeiro, as vagas pediátricas de Tratamento Intensivo atingiram um pico de ocupação, com 260 internados. Na última segunda-feira (07), o total chegou a 183, acompanhado de desaceleração na média semanal.
Os médicos ouvidos pela colunista apontam a melhora ocorre por conta do avanço da vacinação infantil.
A explosão dos casos aconteceu em menores de idade, de acordo com os especialistas, por conta da variante Ômicron, que é mais transmissível.
A curva observada se comportou de forma semelhante ao que foi visto no pior momento da pandemia, em março de 2021. Naquele período, 267 crianças estavam internadas em UTIs em São Paulo.
No caso dos adultos, a taxa é menor em comparação com o ano anterior por conta de a imunização já ter ocorrido de forma completa para essa faixa etária.
A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos atingiu 50% do público alvo paulista, cerca de 2.002.162 de doses aplicadas. O governo estadual informou que já distribuiu material suficiente para que todas as cidades imunizem 100% da população infantil.
Cerca de 4 milhões de doses da CoronaVac e 1 milhão de doses da Pfizer, a única que pode ser aplicada em imunossuprimidos, foram colocados a disposição.