Depois da posse de praticamente todos os ministros do governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai comandar a primeira reunião ministerial nesta sexta-feira (6). De acordo com interlocutores do governo, Lula deve apresentar as primeiras orientações aos novos ministros, além de fazer um diagnóstico da atual situação da máquina pública.
O objetivo da reunião é também de evitar ruídos, alinhar ações do governo e deixar claro que qualquer anúncio precisa ter o aval do Palácio do Planalto. Nesta quinta-feira (5), o ministro da Casa Civil Rui Costa se reuniu com alguns nomes da equipe econômica, como o ministro da Fazenda Fernando Haddad, a ministra do Planejamento Simone Tebet e a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck.
Na quarta-feira (4), o ministro Carlos Lupi chegou a ser desautorizado pelo governo, que teve de negar que vai fazer mudanças na reforma da Previdência. Por isso, a expectativa é de que o presidente peça aos ministros uma espécie de “pacote de medidas” para o que chamou de "reconstrução do país".
As primeiras medidas devem ter relação com benefícios sociais e infraestrutura, para que o governo apresente os resultados quando completar 100 dias de mandato, no mês de abril. O ministro-chefe das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, afirmou que a reunião vai servir para que cada ministério mostre o planejamento para os próximos meses.
Além disso, Lula deve também dar indicações da pauta que será discutida na reunião com todos os governadores estaduais, marcada para o dia 27 de janeiro. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a reunião será a primeira de uma série que Lula vai fazer com governadores e prefeitos.