Uma ouvinte da BandNews FM relatou ter sido vítima de um novo golpe através de uma plataforma de aplicativo de delivery. Por meio de uma conta falsa, criminosos clonam a página de restaurantes famosos para enganar os clientes.
Moradora da cidade de São Paulo, a ouvinte preferiu não se identificar e disse ter tido um prejuízo de R$ 3 mil. No dia em questão, realizou um pedido pelo aplicativo IFood em um comércio tradicional da zona sul da capital paulista. No entanto, a página não era do restaurante verdadeiro, mas, sim, uma versão falsa com logo e cardápio idênticos ao real.
Sem saber que se tratava de um golpe, a ouvinte recebeu o suposto entregador - que também estava envolvido no crime - na porta do prédio onde mora.
Na primeira tentativa de pagamento, a máquina de cartão apontou erro e ela somente percebeu que havia algo de errado ao repetir a operação, já que uma mensagem de 'compra negada' apareceu em seu celular.
Ao notar que a vítima recebeu a mensagem de aviso, o criminoso tirou o celular da mão dela e levou seu cartão de crédito. A primeira compra realizada pelos criminosos foi de R$ 3 mil e contou com a aprovação do banco, sem que houvesse mensagens de avisos.
Ao procurar auxílio no site do IFood, a ouvinte relatou não ter encontrado telefone para contato e, no chat eletrônico, o atendimento foi finalizado com uma mensagem dizendo que a responsabilidade era do restaurante.
Após ligar para o restaurante, descobriu que não havia pedido com seu nome e a vítima descobriu que se tratava de um golpe após a página falsa ser tirada do ar.
Notas e respostas
O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior, afirma que a plataforma de entregas e o banco podem ser responsabilizados nesses casos.
O IFood afirmou à equipe de reportagem da BandNews FM que entrou em contato com os clientes e disse estar prestando suporte a eles.
Mesmo sem explicar como os criminosos podem inserir dados falsos na plataforma e ter o registro do restaurante fake aprovado, a plataforma disse investir em tecnologias para análises rigorosas.
Por fim, o Santander afirmou, em nota, que não pode cancelar as compras por se tratar de um caso de "segurança pública". O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo.