Novo golpe: Criminosos clonam páginas de comércios; vítima perde R$ 3 mil

Vítima explicou como caiu em uma armadilha; especialista afirma que plataforma de entregas e a instituição bancária podem ser responsabilizados

BandNews FM

Uma ouvinte da BandNews FM relatou ter sido vítima de um novo golpe através de uma plataforma de aplicativo de delivery. Por meio de uma conta falsa, criminosos clonam a página de restaurantes famosos para enganar os clientes. 

Moradora da cidade de São Paulo, a ouvinte preferiu não se identificar e disse ter tido um prejuízo de R$ 3 mil. No dia em questão, realizou um pedido pelo aplicativo IFood em um comércio tradicional da zona sul da capital paulista. No entanto, a página não era do restaurante verdadeiro, mas, sim, uma versão falsa com logo e cardápio idênticos ao real.

Sem saber que se tratava de um golpe, a ouvinte recebeu o suposto entregador - que também estava envolvido no crime - na porta do prédio onde mora.

Na primeira tentativa de pagamento, a máquina de cartão apontou erro e ela somente percebeu que havia algo de errado ao repetir a operação, já que uma mensagem de 'compra negada' apareceu em seu celular.

Ao notar que a vítima recebeu a mensagem de aviso, o criminoso tirou o celular da mão dela e levou seu cartão de crédito. A primeira compra realizada pelos criminosos foi de R$ 3 mil e contou com a aprovação do banco, sem que houvesse mensagens de avisos.

Ao procurar auxílio no site do IFood, a ouvinte relatou não ter encontrado telefone para contato e, no chat eletrônico, o atendimento foi finalizado com uma mensagem dizendo que a responsabilidade era do restaurante.

Após ligar para o restaurante, descobriu que não havia pedido com seu nome e a vítima descobriu que se tratava de um golpe após a página falsa ser tirada do ar.

Notas e respostas

O presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo, Jesualdo Eduardo de Almeida Júnior, afirma que a plataforma de entregas e o banco podem ser responsabilizados nesses casos.

O IFood afirmou à equipe de reportagem da BandNews FM que entrou em contato com os clientes e disse estar prestando suporte a eles.

Mesmo sem explicar como os criminosos podem inserir dados falsos na plataforma e ter o registro do restaurante fake aprovado, a plataforma disse investir em tecnologias para análises rigorosas.

Por fim, o Santander afirmou, em nota, que não pode cancelar as compras por se tratar de um caso de "segurança pública". O caso está sendo investigado pela Polícia Civil de São Paulo.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.